Aparelho Odontológico

Aparelho Odontológico

O aparelho odontológico serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos odontológicos, dentre eles os aparelhos fixos e removíveis. O tipo de aparelho odontológico deal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.

O aparelho odontológico removível estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento onde pode-se aproveitar o crescimento deste paciente, é a denominada Ortopedia Funcional dos Maxilares, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da face. Já o aparelho odontológico fixo é composto de bráquetes e são colados aos dentes, estando mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação de posicionamento dos dentes, possibilitando assim controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos. Existem vários tipos de técnicas tanto para aparelho odontológicoremovível como fixo, cabendo ao ortodontista avaliar a mais adequada.

Aparelho Odontológico Fixo

Este tipo de aparelho odontológico é fixado aos dentes através de uma pasta adesiva ou cimento. O aparelho odontológico é composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária.

Aparelho odontológico removível

Este aparelho odontológico é moldado para encaixar na boca do paciente, podendo ser removido pelo paciente ou pelo ortodontista. Neste caso a ajuda do paciente no tratamento é fundamental. Estes aparelhos também realizam movimentações dentárias, normalmente é utilizado nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Hoje em dia existe aparelho odontológico fixo e removível como os de cerâmica, que são quase transparentes e é melhor escolha para quem é muito vaidoso, pois as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.

Por quanto tempo se usa o aparelho odontológico?

Não existe uma forma exata de determinar o prazo que se deve usar o aparelho odontológico. O especialista pode estimar um prazo que pode variar para mais ou para menos. Alguns fatores biológicos, tipo do aparelho, manutenção, visitas ao dentista, cuidados e limpeza podem influenciar no tempo de tratamento com o aparelho odontológico.

Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de dezoito a trinta meses de tratamento ativo.

Até qual idade posso usar aparelho odontológico?

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) que podem chegar a contra-indicar o tratamento devido a fragilidade de desencadear problemas periodontais, porem quando bem indicado e direcionado o tratamento ortodôntico ajuda na longevidade do seu sorriso.

A Clínica Nacle realiza atendimentos com facilidade para pacientes residentes ou que trabalham em áreas próximas a sua localização, devido ao fácil acesso da região. São os bairros da Lapa, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Pacaembú, Pinheiros, Alto de Pinheiros, Alto da Lapa e Jardim Paulista.