Clareamento Dental

Clareamento Dental

Clareamento Dental

Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.

O Clareamento Dental não é indicado para pacientes que tenham:

Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados
Dentes escurecidos pela idade, tempo, corantes
Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas
Dentes com indicação de faceta

Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo, o que se necessita sempre primeiro é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização.

O clareamento dental está contra-indicado para pacientes

Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
Crianças com menos de 10 anos de idade
Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
Grávidas ou que estejam amamentando.
Incapazes de seguir as instruções corretamente.

O clareamento dental é realizado através do uso dos peróxidos de hidrogênio ou carbamida, que penetram e se movem através do esmalte e da dentina devido ao seu baixo peso molecular.

Clareamento Dental Interno

Atualmente o padrão de beleza de um sorriso, traduz-se por dentes brancos, claros, bem contornados e corretamente alinhados. Por muito tempo, havia apenas soluções radicais para se conseguir tal padrão estético, como a confecção de
coroas protéticas.

Em casos de escurecimento de dente tratado com canal ou não vital, a recuperação estética se faz através da técnica do clareamento interno, que é um método conservador e de execução relativamente simples e de baixo custo, em vista da
satisfação em relação ao resultado.

Para se realizar o tratamento de clareamento interno, é importante verificar o motivo do escurecimento dentário. As principais causas de alteração de cor dos dentes são traumatismos (quedas, acidentes), tratamento de canal inadequado e
alguns tipos de materiais restauradores (como o amálgama de prata).

O tratamento de clareamento interno geralmente é composto por cinco sessões que consistem em acessar o interior do dente pela mesma abertura realizada na ocasião do tratamento do canal e introduzir agentes clareadores que agem
basicamente na liberação de oxigênio. São feitas trocas desses agentes até que se obtenha a cor desejada.

Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Clareamento Dental

Como funciona o clareamento dental ?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram no esmalte e dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso realizar o clareamento dental nos meus dentes?

Os dentes podem ser clareados com o clareamento dental através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras:
1 . Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com uma pasta resinosa de proteção) para proteger de encostar o gel na gengiva e aplica um agente oxidante forte.
2. Clareamento dental em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento dental doméstico também clareia da mesma forma, porém demora mais o resultado e tem contra-indicações em casos de raízes expostas, dentes desgastados, manchas e outros impedindo a seqüência do tratamento declareamento dental por esta técnica.

Posso fazer clareamento dental em casa sem a ajuda de um profissional?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional, pois pode causar deste manchas nos dentes ou sensibilidade podendo levar a necrose dental.

O clareamento dental altera as restaurações já existentes?

Não. O paciente talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.

Clareamento Dental em fumantes é possível?

O ideal, no clareamento dental em fumantes, é que o paciente cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar tanto pela recidiva de cor mais rápida tanto pelos malefícios do mesmo. Para aqueles que fumam poucos cigarros por dia, opta-se ou pelo clareamento dental caseiro, onde o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, ou realizar o clareamento a laser e tendo os cuidados nas próximas 72hs neste caso e durante o tratamento domestico o dente está muito suscetível a manchas extrínsecas devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante o clareamento.

Qual o valor do clareamento Interno?

Apenas em consulta, após avaliação do dente em questão, poderemos lhe passar quantas consultas serão necessárias, pois existe ainda a possibilidade do canal necessitar de um novo tratamento uma vez que o dente escureceu, pode ser sinal de um tratamento não adequado.

O Clareamento interno deixará o dente da cor que era antes?

O maior inconveniente do clareamento interno é o fato do cirurgião-dentista não poder garantir ao paciente a intensidade do branqueamento que será alcançado.

O Clareamento Interno enfraquece o dente?

Devido a este tratamento ser feito em dentes que realizaram tratamento de canal onde estes normalmente estão mais fragilizados, na maioria dos casos é indicado alem do clareamento uma restauração com pino intra-radicular para proteger o mesmo…
Clínica Nacle

A Clínica Nacle está localizada nas Perdizes ou também conhecida como Vila Pompéia estando próxima aos bairros de Higienópolis, Pacaembú, Vila Madalena, Pinheiros, Lapa, Alto da Lapa, Consolação, Alto de Pinheiros e Vila Romana, com fácil acesso.

Solicitar Agendamento