Clareamento dentário

Clareamento dentário

Diversos tipos de clareamento dentário são conhecidos e utilizados. A Clínica Nacle explica como o clareamento dentário funciona.

O clareamento dentário é uma fórmula quimicamente produzida a fim de deixar os dentes brancos, o que se tornou referência em estética e bem estar para a maioria das pessoas. Após a realização de um clareamento dentário, a auto-estima é melhorada conforme a aparência e o aspecto de limpeza e beleza são apresentados. É crescente o números de pessoas à procura de um clareamento dentário, para deixar seus dentes ainda mais brancos e bonitos.

Baseado na liberação de radicais livres, o clareamento dentário é obtido a partir do peróxido de hidrogênio (H2O2). Essa substância química é responsável por liberar radicais livres que acabam por oxidar componentes principalmente do esmalte dental, deixando-o com o aspecto branco, mas sem deixá-lo opaco. Ou seja, o clareamento dentário é responsável por causar a oxidação de elementos que compõem tanto esmalte quanto dentina.

A diferença que temos no mercado do claremaento dentário é referente quanto a forma em que se obtem o peróxido de hidrogênio; e tais diferenças são responsáveis por caracterizar os chamados clareamento caseiro e clareamento a laser.

O clareamento a laser é aquele feito no consultório odontológico, com o acompanhamento e supervisão do cirurgião-dentista. As fórmulas utilizadas no clareamento no consultório tem um porcentagem maior de peróxido de hidrogênio, com cerca de 15 a 40%. Tais concentrações de peróxido de hidrogênio são maiores do que as encontradas no clareamento caseiro. O material químico é totalmente preparado na hora do atendimento, e é aplicado o laser. Este tem como função principal a liberação controlada de calor que acelera a reação no clareamento para oxidar os componentes dentais, ou seja, acelerando o processo clareador.

Quando o clareamento dentário é feito em casa, temos diferentes tipos de substâncias utilizadas a fim de se obter o peróxido de hidrogênio. Podemos utilizar essa própria substância já pronta, mas com concentrações bem menores, que variam de 6 a 9,5%, com período de aplicação de 30 a 45 minutos apenas. Mas também pode-se utilizar precursores do peróxido de hidrogênio, que o liberam em menor quantidade ao longo do tempo de uso no clareamento dentário. Snao precursores os chamados peróxido de carbamida e perborato de sódio.

Esta última substância é utilizada para clareamento de dentes não vitais, ou seja, aqueles que já foram submetido à algumtratamento de canal e que por alguma razão encontram-se pigmentados e podem necessitar de clareamento para equilibrar melhor esteticamente os dentes.

Tanto o uso direto do peróxido de hidrogênio quanto o uso de seus precursores no clareamento dentário, tem como objetivo clarear os materiais orgânicos que compõem a estrutura dental, ou seja, clareiam os dentes que encontram-se pigmentados por substâncias orgânicas.

Alguns pacientes sentem sensibilidade quando passam pelo clareamento dentário, o que se é comprovado como um procedimento normal a ocorrer. Essa sensibilidade ao clareamento dentário é variável de indivíduo para indivíduo, dependendo de diversos fatores, devido a grande oxidação que se consegue no esmalte e parte da dentina.

O clareamento dentário é tido atualmente como uma maneira dinâmica e eficaz para que se consiga uma maior equilíbrio estético no sorriso, melhorando o bem-estar do indivíduo, deixando-o ainda mais confortável e satisfeito consigo mesmo.

A Clínica Nacle traz o que de há de mais moderno e eficaz no mercado do clareamento dentário, desde de produtos de excelente qualidade à aparelhos de última geração, para melhor atender seus pacientes e dar mais qualidade aos seus tratamentos