Dente do Siso

Dente do Siso ( 3º Molar )

O dente do siso (ou terceiro) são os últimos dentes a se desenvolver, sendo na maior parte quatro sisos, um em cada canto da boca. O dente do siso, também é conhecido como “Dente do juízo”.

Quando se pensa em dente do siso as cirurgias são muitas vezes a solução para um bom resultado, porem além da extração existem tratamentos para a manutenção do dente do siso sem sua extração, onde apenas o profissional dentista, em consulta e com os devidos exames para diagnosticar a causa, poderá explicar ao paciente a conduta de tratamento a seguir.

Nos casos de cirurgia, a Clínica Nacle para garantir o máximo de assepsia e menor risco as infecções, antes de cada cirurgia é realizada uma limpeza e desinfecção de toda a sala, coloca-se um protetor estéril envolvendo todo o equipamento e o cirurgião utiliza uma roupa especial esterilizada e descartável, tudo para garantir o melhor para nossos pacientes.

Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Dente do Siso:

Quando o dente do siso aparece?

A erupção ocorre normalmente dos 16 aos 20 anos, sendo o dente do siso o ultimo a erupcionar. No total existem quatro dentes do siso: dois superiores e dois inferiores, sendo dois ao lado direito e dois ao lado esquerdo da boca. Mas nem todas as pessoas possuem os quatro.

Eu normal não ver na boca ou não ter o dente do siso?

dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente e outras vezes ele não erupciona por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição “errada” dentro do osso.

Quais problemas podem causar o dente do siso?

Quando o dente do siso fica preso dentro do osso pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, processos dolorosos e possíveis degenerações (lesões císticas), além do fato de estar associado em sua erupção a conseqüências como a sobreposição ou deslocamento de outros dentes, o que facilita o desenvolvimento de cárie.

Quando é indicada a extração do dente do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, nos posicionamentos horizontais do siso, e quando há dor devido à erupção parcial do dente do siso.

Os bairros do Pacaembu, Lapa, Jardim Paulista, Vila Madalenqa, Pinheiros, Vila Romana, Consolação, Alto da Lapa e Alto de Pinheiros estão próximos à localização da Clínica Nacle, e contam com grande facilidade de acesso.