Disfunção da ATM

Tratamento da Disfunção da ATM / Dor Orofacial

O que é ATM?
ATM é a abreviatura de “Articulação Temporo Mandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. A ausência de dor não é sinal de normalidade. O estalido (clique), por si só, já traduz problemas de disfunção de ATM.

A causa principal da necessidade do tratamento da disfunção de ATM é a Maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula), e um dos causadores pode ser o stress, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou colaborar no seu aparecimento.

Para que se tenha idéia sobre a importância do tratamento de disfunção da ATM e desta patologia, cerca de 50% dos casos de cefáleia (dor de cabeça) crônica são provenientes de disfunção de ATM

Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Disfunção da ATM / Dor Orofacial:

Como se faz o tratamento de Disfunção de ATM?

Através de placas de mordida, aparelhos ortodônticos, medicação e reabilitação protética, conforme o caso, nossa clínica oferece o que há de melhor em tratamentos da disfunção de ATM.

Como saber se tenho dor de ouvido ou se preciso de Tratamento para a Disfunção de ATM?

Sim. A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM, onde no tratamento da Disfunção da ATM não manifesta febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

Quem tem disfunção de ATM pode mascar chiclete?

Para os pacientes que necessitam do tratamento de disfunção da ATM, o uso de goma de mascar pode ser contra indicado, quando o problema de abertura bucal, é decorrente de fadiga muscular, pois pode trazer mais prejuízo aos músculos. Nos casos em que essas limitações forem decorrentes de cirurgias, pode vir ser utilizado (a critério do profissional), para melhorar os movimentos de abertura da boca.
Quanto mais rápido for feito o diagnostico e posterior Tratamento de Disfunção da ATM, mais fácil será de controlar os sintomas, pois após a doença instalada, é quase sempre progressiva!