Especialistas alertam: beliscar a noite faz muito mal aos dentes

Especialistas alertam: beliscar a noite faz muito mal aos dentes

Pesquisadores dinamarqueses em parceria com estudiosos dos Estados Unidos analisaram documetações médicas de 2217 pacientes e concluiram que o habito de comer no meio da noite pode aumentar o risco da perda dentária independente do tipo de alimento.

A equipe da Universidade de Copenhague concluiu que a causa dos estragos é a mudança do fluxo da saliva. Durante a noite a boca tende a secar,e a saliva é um importante fator na remoção de restos de comida.

Dos pacientes analisados, 173 ( ou 8%) são “comedores noturnos”. Eles teriam o hábito de consumir um quarto ou mais de calorias diárias depois do jantar ou acordar pelo menos 2 vezes por semana no meio da noite para beliscar.

Ao estudar os documentos dos participantes ao longo de um período de seis anos, os pesquisadores perceberam que os “comedores noturnos” acabavam perdendo mais dentes que os demais, mesmo levando em conta outros fatores como idade ou consumo de drogas e açúcares.

Orientação – Enquanto os dentistas não são capazes de fazer seus pacientes pararem de beliscar durante a noite, o médico Jennifer Ludgren ressalta que eles, pelo menos, devem informá-los sobre os riscos associados à pratica. ” Os pacientes que tem esse hábito devem ser avisados das implicações disso para a saúde oral, recebendo a devida educação para manter a saúde bucal e tratamento apropriado” reforçam.

O cientista e professor Damien Walmsley explica que comer quando a boca está seca, acentua o impacto do açúcar e de ácidos presentes nos alimentos e nos dentes. “Para minimizar os danos, é importante escovar os dentes com pasta fluoretada, sendo que uma dessas deve ser feita imediatamente antes de dormir. Ele aconselha também o consumo de água pura pelo menos uma hora antes da última escovada.

Orientação Fonte: veja.com Edit. Abril

Previna-se, conheça o NOVO CHECK UP DIGITAL. Saiba exatamente como está sua saúde bucal hoje e como mantê – la saudável.

×
Ola !
Posso Ajudar ?