Ortodontista

Ortodontista

Saiba mais informações sobre a atuação do Ortodontista e suas funções na Odontologia.

O Ortodontista é o profissional de Odontologia especializado em Ortodontia, uma área responsável pela reabilitação estética do sorriso e funcionalidades gerais da boca, atuando no diagnóstico e prevenção de eventuais problemas, como os relacionados à posicionamento dos dentes e suas raízes como também quanto a relação de posicionamento entre a maxila e mandíbula, dentre outros.

Durante o tratamento, o Ortodontista é responsável por manter e melhorar não somente as funcionalidades, mas também a estética facial do paciente. O que não se imagina é o fato de dentes e músculos estarem relacionados entre si tanto durante um tratamento acompanhado por um Ortodontista, quanto para a manutenção e permanência das modificações realizadas no tratamento ortodôntico. Diversas alterações podem ser corrigidas a partir do uso do Aparelho Ortodôntico, e o seu devido acompanhamento constante e ininterrupto.

Diversos tipos de aparelhos ortodônticos podem ser utilizados, sendo necessária a avaliação de um bom Ortodontista para a sua escolha correta e adequada. O tratamento ortodôntico visa realizar uma melhora geral na boca do paciente, desde o correto e alinhado posicionamento dental como equilíbrio muscular, boa oclusão (fechamento da boca e contato entre os dentes opostos), fechar áreas de retenção e outros fatores mais. O tratamento realizado pelo Ortodontista é capaz de diminuir os riscos de cárie e de problemas gengivais, mas sempre acompanhada da adequada higienização diária, que poderá ser facilitada a partir do momento em que os dentes se encontram em boa posição.

O tratamento ortodôntico não tem restrição de idade, sendo necessária a realização de exames complementares detalhados para que o Ortodontista faça uma correta avaliação e possa decidir junto ao paciente sobre as possibilidades de tratamento e possíveis resultados. O tempo de tratamento é variável de acordo com a complexidade do caso e cooperação do paciente.

Após finalizar a movimentação dos dentes, é necessária a utilização do aparelho para contenção, a fim de manter a correta posição dos dentes, que será determinado pelo Ortodontista segundo as respostas do organismo de cada paciente, a fim de não permitir a sua recidiva, ou seja, que voltem ao posicionamento inicial.

Nossa Ortodontista pode ajuda-lo em diversos aspectos a saúde bucal, consulte-nos!

A Clínica Nacle é referencia quanto ao tratamento ortodôntico, com profissionais especializados para melhor atendê-los. Faça a sua avaliação!