Periodontia (Ultra-som, raspagens e cirurgias gengivais)

A periodontia cuida dos tecidos ao redor do dente (periodonto) como gengiva e ligamentosperiodontais. A periodontia abrange ainda os tratamentos para gengivites, periodontites, cirurgias de gengiva, enxertos gengivais, recuperação dos dentes como um todo.. Veja como evolui uma doença periodontal:

Gengivite

É o primeiro estágio da doença periodontal, ainda reversível. Ao deixar os dentes sujos e contaminados por placa bacteriana, a gengiva se torna inchada e sangra um pouco, principalmente durante a higienização.

Periodontite

É uma doença muitas vezes, indolor e caracteriza-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que, no caso da Periodontite, leva a perda do osso ao redor dos dentes, resultando na perda dos mesmos.

Complicações em Periodontia

Pesquisas recentes revelam que infecções como estas, de origem bucal podem disseminar e causar infecções em outros órgãos e até nascimentos prematuros, por isso a necessidade de uma boa higienização e controle adequado do seu profissional Periodontista ou Clinico Geral.

Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Periodontia:

Como posso saber se já tenho doença periodontal?

O sinal mais característico na periodontia é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

Qual a causa da doença periodontal?

A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.

Existem medicamentos indicados para o tratamento em Periodontia?

Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente pelos periodontista ou seu dentista clinico geral.

Como é realizado o tratamento de periodontia pelo cirurgião-dentista?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas; para facilitar o acesso.

Uma vez tratada a doença periodontal, os tecidos recuperam-se integralmente?

Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem miminizar esses defeitos.

De quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento de periodontia?

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a o progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

Qual é a relação entre Doenças Periodontais e Doenças Sistêmicas?

Pesquisas mostram uma inter-relação entre doenças periodontais e problemas sistêmicos, tais como problemas respiratórios, osteoporose e nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso. Também é encontrado na literatura de periodontia que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais susceptíveis a sofrer doenças cardíacas. As Doenças Periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade. Fique atento a alguns sinais das Doenças Periodontais: Sangramento gengival;
Mau hálito persistente (halitose);
Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
Gengivas que se afastam dos dentes (retração).
Pus entre a gengiva e o dente;
Alteração no formato gengival;
Freqüentemente indolor (assintomático);
Mobilidade dentária

As Doenças relacionadas a Periodontia podem afetar o coração?

Sim. Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso de válvula mitral ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibioticoterapia prévia a procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival, bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sangüínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas). Muitos tipos de Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas diminuindo os seus fatores de risco, dentre eles as Doenças Periodontais. Apenas um cirurgião-dentista (periodontista) e cardiologista serão capazes de determinar se suas condiçõesperiodontais e cardíacas requerem antibioticoterapia prévia aos procedimentos periodontais. As Doenças Cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. É a segunda causa de óbito no país. A Clínica Nacle está próxima de diversos bairros, como Lapa, Pinheiros, Alto da Lapa, Alto de Pinheiros, Vila Romana, Vila Madalena, Higienópolis, Pacaembu e Consolação, realizando procedimentos de qualidade de alto padrão.