Saiba que horas escovar os dentes é mais importante?

Saiba que horas escovar os dentes é mais importante?

A Clínica Odontológica Nacle é especializada em prevenção e da dicas sobre o assunto: Qual é a hora mais importante de se fazer a escovação dos dentes?

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante. Segundo a pesquisa, a escovação noturna deve ser priorizada e não negligenciada como ocorre em alguns países, uma vez que parece ser a mais efetiva.

Para chegar à conclusão de qual escovação seria a mais importante, os pesquisadores avaliaram a perda mineral na dentina e no esmalte dental, onde foram submetidos a um alto desafio cariogênico, realizado através do acúmulo de biofilme dental (placa) e exposição a açúcar oito vezes ao dia.

Os resultados mostraram que escovar os dentes com dentifrício fluoretado uma vez ao dia, no período da manhã, reduz 42% a perda mineral (desmineralização) do esmalte dental. Já a escovação no período noturno diminui em 58%. Para a dentina, a escovação no período da manhã reduz a perda mineral em 19% e, à noite, 37%. As razões pelas quais a ação do flúor no período matutino e noturno é diferente ainda são desconhecidas.

Os dados sugerem que essa diferença se deve a uma retenção mais prolongada do flúor, que acontece quando a pessoa escova os dentes à noite. Há que se considerar que no período noturno há uma diminuição da produção de saliva e o flúor tem o efeito de remineralizar as perdas que aconteceram ao longo do dia.

E como escovar os dentes? Qual a maneira certa de escovar o dente?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

– Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

– Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

– Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Quando devo trocar minha escova dental?

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

(Fonte: Fop-Unicamp / Colgate – Palmolive)

×
Olá!
Posso ajudar?