Saiba a relação entre Saúde Geral e a Saúde Bucal da Mulher

Relação entre a saúde geral e a saúde bucal da mulher

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as doenças gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher devido a alterações em sua saúde bucal.

Uma delas é a gengivite, que é uma infecção causada por bactérias, onde estas podem entrar na corrente sangüínea e tornar-se causa de outras infecções como:

1- Problemas cardíacos: Indivíduos com a saúde bucal alterada devido a gengivite correm um risco maior de ter problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.

2- Derrame: Estudos revelam a existência de uma relação entre infecções bucais e risco de derrame ou também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC).

3- Diabetes: Os diabéticos são mais propensos a terem alterações em relação a saúde bucal onde a gengivite nestes indivíduos deixa ainda mais difícil o controle do açúcar no sangue. A gengivite pode ser um fator de risco para o diabético, mesmo em indivíduos com açúcar controlado.

4- Problemas respiratórios: as alterações da saúde bucal propiciam que as bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal cheguem até os pulmões e causando doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que têm gengivite.

5- Gengivite na gestação: As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.

Conforme detalhado em nossa pagina de periodontia, a gengivite em geral não dói e muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já está em estado avançado. A melhor defesa contra a gengivite para a manutenção da saúde bucal é a cuidadosa higiene bucal diária com uma boa escovação e o uso de fio dental e as consultas regulares ao dentista para realização do check up preventivo.

Condições e Sinais de uma boa saúde bucal

1- Gengivas não sangram, nem dói ao passar fio dental ou durante a escovação

2- Hálito puro e refrescante

3- Dentes limpos

4- Dentes que proporcionem boa mastigação, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes

Os requisitos relacionados à saúde bucal mudam com o passar do tempo?

A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida, onde as mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.

Nessas etapas da vida, as mulheres não podem esquecer de escovar e usar fio dental todos os dias, para evitar a gengivite.

saúde bucal da Mulher – Outras informações importantes:

• Menstruação – Algumas mulheres notam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras têm afta ou inflamações na mucosa bucal. Estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.
  • Contraceptivos orais – A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.
  • Gravidez – estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.
  • Menopausa – Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.

Importante:

As informações nesse artigo sobre saúde bucal são de caráter educativo, onde apenas a visita regular ao seu dentista poderá prevenir, diagnosticar e tratar caso o profissional suspeite de qualquer alteração tanto de ordem geral ou em sua saúde bucal.