Saúde Bucal das crianças

Saúde Bucal das crianças

A Clínica Odontológica Nacle ajuda a conhecer melhor, cuidar da saúde bucal das crianças e evitar problemas

Desde pequenos, os filhos devem ser ensinados a cuidar de seus dentes para que já comecem a garantir uma boa saúde bucal, que lhe trará muitos benefícios também no futuro. É sempre necessário passarmos nossos hábitos aos filhos, ensinando-os a se cuidar, portanto devemos também cuidar de nossos próprios dentes, servindo de exemplo para ascrianças. O ideal seria que esses cuidados se tornassem rotina na vida dessas crianças e, segundo estudos, um bom modo de concretizar essa idéia seria mostrar a importância de cuidar de seus dentes. Os pais devem incentivar e tornar o cuidado com asaúde bucal das crianças algo divertido e ao mesmo tempo importante.

A partir do momento em que ajudamos nossos filhos a cuidar de sua saúde bucal, podemos evitar diversas doenças que são comuns na fase infantil, como a principal delas, a cárie. As crianças devem escovar os dentes com escovas pequenas, com cerdas macias e utilizando uma pequena quantidade de creme dental que contenha flúor. Essa escovação deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia. Deve ser escovada primeiramente a superfície interna de cada dente, seguindo para a região externa, com movimentos para frente e para trás. Após isso, as faces utilizadas para a mastigação devem ser escovadas e, claro, não podemos esquecer da língua. Além disso, as crianças (a partir dos quatro anos de idade) devem usar o fio dental todos os dias, com o auxílio dos pais até completarem por volta oito anos de idade, para higienizar as regiões entre os dentes, onde a escova normalmente não alcança, mantendo a boa saúde bucal das crianças.

Os hábitos alimentares característicos das crianças são os principais fatores a levar a doenças. É preciso que cuidemos desses hábitos para melhorar a saúde bucal das crianças. Também é preciso garantir uma alimentação mais equilibrada, sem a presença de tanto açúcar e amido, principalmente em horários entre as refeições, pois esses são os principais formadores da placa bacteriana, causadora da cárie. A ingestão desses alimentos pelas crianças e por todas as outras pessoas já adultas também, deve ser baixa e sempre durante as principais refeições do dia, pois nos intervalos a saliva tem o papel de neutralizar a ação da placa bacteriana de formar a cárie. No caso desses alimentos serem ingeridos nesses períodos, o risco da doença aparecer é grande.

Além de todos esses cuidados, devemos levar as crianças regularmente ao dentista para que seja avaliados a saúde bucal das crianças de um modo geral, os resultados dessa boa higienização e feitos procedimentos, caso necessários. Essas visitas devem ser feitas com intervalos não maiores do que o período de três a seis meses, sendo uma rotina na vida das crianças. Desse modo, podemos cuidar de modo correto e seguro da saúde bucal dos nossos filhos e garantir ótimos resultados no futuro. É muito importante ensinar às crianças desde cedo a manter uma boa saúde bucal, elas passam por diferentes estágios durante a infância e, portanto, devemos acompanhar cada estágio dessa fase para que não ocorram problemas e possamos garantir uma boa saúde bucal.

×
Ola !
Posso Ajudar ?