Saúde da gengiva

Saúde da gengiva

A saúde da gengiva é um fator muito importante para a saúde da boca em geral. A Clínica Nacle apresenta mais informações e pode esclarecer as suas dúvidas quanto à saúde da gengiva.

A gengiva é um tecido localizado acima dos dentes, recobrindo estruturas como ligamento periodontal, cemento e o osso, tanto maxilar como mandibular. Todas essas estruturas compõem o chamado periodonto. A saúde da gengiva é importante não somente pela parte estética ou pela permanência dos dentes, mas também pelo comprometimento de todas as outras estruturas que com ela se envolvem.

A saúde da gengiva é um fator impotante para que suas funções de proteção e sustentação sejam cumpridas, mesmo porque protege todos os tecidos internos (proteção) e circunda os dentes (sustentação). A gengiva é responsável por vedar o seu espaço com o dente, não permitindo a entrada de microorganismos para o interior.

São conhecidos e comprovados diversos fatores que determinam a saúde da gengiva ou se a mesma apresenta-se doente. A gengiva deve-se apresentar firme, sem ter qualquer mobilidade. Sua cor é rosa pálido, tendo suas margens ao nível em que o esmalte os dentes terminam. A gengiva deve preencher os espaços que existem entre os dentes e ter arcos regulares acima dos dentes. Terminando no dente, não deve haver qualquer degrau entre as superfícies da gengiva e do dente, ou seja, a gengiva não deve estar inchada. Além disso, comprova-se a saúde da gengiva desde que esta não sangre, nem durante a escovação e nem durante o uso do fio dental. No caso de sangramento, a saúde da gengiva está comprometida e a mesma não é considerada saudável. A gengiva também não apresenta brilho, sendo característica ser fosca, tendo apenas pouca quantidade de fluido na borda com os dentes, chamado fluido gengival.

Todos esses fatores são determinantes para que a saúde da gengiva seja comprovada. Se somente um deles já não estiver equilibrado, pode-se haver algum problema com a saúde da gengiva.

Levando em consideração o lado estético, a gengiva é um tecido totalmente aparente, ou seja, aparece praticamente todo o tempo, como por exemplo quando estamos conversando e sorrindo.

As pessoas acabam acreditando que problemas na gengiva são comuns e normais, mas temos que ter a conscientização de que algo está errado e está prejudicando esse tecido tão importante não somente para nossa boca, como para nosso corpo. Algo está em desequilíbrio da saúde da gengiva e deve-se então investigar o motivo e combatê-lo.

A fim de minimizar e tratar tais doenças e recuperar a saúde da gengiva, são feitos diversos tratamentos em clínicas odontológicas, e são necessários acompanhamentos constantes do cirurgião-dentista.

A Clínica Nacle, com sua excelente estrutura e equipe, pode ajudá-lo! Com equipamentos de ultima geração e profissionais capacitados, são realizados tratamentos com grande eficácia. Venha conferir!

×
Olá!
Posso ajudar?