Sedação com Oxido Nitroso

Sedação com Oxido Nitroso

Sedação com Oxido Nitroso na odontologia

Cerca de 20% da população brasileira deixa de procurar tratamento odontológico devido ao medo e outros muitos adiam a vista ao dentista devido ao desconforto ou experiências negativas que já tiveram ou ouviram. Justamente o medo ou qualquer que seja essa aversão faz com que tanto para o paciente quanto para o cirurgião dentista o tratamento nestes casos se torne algo bem estressante e cansativo.

Para proporcionar conforto e tranquilidade ao paciente durante o tratamento odontológico a sedação com oxido nitroso tem como objetivo eliminar progressivamente a ansiedade, o medo, aumentando a autoconfiança, além de causar uma sensação de relaxamento e o bem estar após a consulta, minimizando os fatores estressantes do tratamento tanto para o paciente como para o dentista.

Horace Wells em 1844 descobriu o gás, onde hoje a técnica de sedação inalatória atual é utilizada na odontologia para o controle da dor e ansiedade em países de primeiro mundo como nos Estados Unidos, Japão, França, Austrália, Reino Unido, Noruega, Suécia e Nova Zelândia.

Um exemplo de quão seguro e benéfico é o uso e a associação dessa técnica de sedação, além de ter mais de um século de uso nos EUA, lá em media 50% dos consultórios possuem e usam a sedação com oxido nitroso em suas rotinas e principalmente em cirurgias ou na atuação da odontopediatria praticamente 100% deles realizam este procedimento utilizando a sedação através do uso do oxido nitroso. Porém no Brasil, apesar de já se conhecer essa técnica e sabermos muito sobre a grande ajuda que se obtém através de seu uso ainda é pouco difundida por aqui, sendo realizada por poucos médicos e dentistas.

A analgesia e sedação com oxido nitroso na odontologia, hoje é uma substancia reconhecida mundialmente pela sua segurança.

Indicações para o uso da Sedação com Oxido Nitroso:

Medo / Ansiedade / Stress
Pacientes com problemas sistêmicos;
Pacientes Pediátricos
Procedimentos de longa duração

Vantagens da Sedação Inalatória:

Ação rápida
Previsibilidade
Não interage com outros fármacos*
Não há metabolização
Recuperação rápida
Não necessita acompanhante

Desvantagens da Sedação Inalatória:

Depende da Colaboração do paciente
Necessita que o paciente tenha uma boa respiração nasal

Dúvidas Frequentes Sobre Sedação com Oxido Nitroso na Odontologia

O dentista pode realizar em consultório a sedação com Oxido Nitroso (N2O/O2)?

Sim , desde 2004 o conselho federal de odontologia (CFO) permite o uso do gás para sedação na odontologia, porem o profissional deve ser capacitado e habilitado para tal através de um curso teórico prático.

Existe alguma contra indicação do uso da analgesia inalatória por Oxido Nitroso?

Existem algumas condições que dificultam temporariamente a técnica e que devem ser avaliadas. O paciente precisa ter as vias nasais livres, crises de rinite ou sinusite em fase aguda podem ser uma contra indicação temporária ou paciente não colaborador.

Qual o real benefício para se esperar com a Sedação utilizando o Gás Oxido Nitroso?

Existem muitas pessoas que confundem ou desconhecem a correta indicação para o uso desta técnica, onde a Sedação Inalatória com Oxido Nitroso tem como objetivo principal reduzir o estresse durante o procedimento, aliviando a ansiedade, e o medo, facilitando assim o controle da dor.

Porque é mais seguro o uso da Sedação utilizando o Oxido Nitroso do que as outras técnicas?

Sim, a técnica inalatória é simples e muito segura, pois como toda droga só tem seu efeito quando atinge um percentual de concentração e durante o tempo que ela se mantém, nesta técnica o paciente inala o gás e como o Oxido Nitroso não é metabolizado e tem uma saída rápida do nosso organismo, apenas circula e sai e sendo que a droga só faz efeito enquanto o paciente está inalando, isso se torna alem de seguro, uma grande vantagem em relação a outras drogas. Na realidade, a sedação diminui o risco durante os procedimentos odontológicos, sendo muito mais seguro trabalhar utilizando a sedação com o gás do que da forma convencional.

É verdade que o oxido nitroso pode ser responsável por destruir a camada de ozônio?

O oxido nitroso é um gás produzido naturalmente, fazendo parte do gás atmosférico, sendo que a contribuição odontológica não representa um fator significante para o meio ambiente, tanto que em outras áreas é utilizado em maior escala quando comparado com a odontologia sem uma preocupação evidente quanto ao risco para o meio ambiento, até por ser um gás mais pesado que o ar o oxido nitroso tende a descer para o solo e se dissipar.

A sedação com óxido nitroso é igual a mesma coisa que anestesia geral?

Essa duvida é comum, mas a sedação com óxido nitroso e oxigênio na realidade é um método que se corretamente utilizado produz diminuição da sensação dolorosa, diminuição da ansiedade, sonolência leve mantendo o paciente acordado, consciente, cooperativo, alem de respirar normalmente tendo todos os seus reflexos de proteção íntegros, o que não ocorre em sedação geral.

Por que é mais seguro tratar utilizando a sedação inalatória do que da forma convencional?

Raríssimas pessoas não sentem medo, ansiedade e tensão em algum momento durante o tratamento odontológico, e o resultado deste estresse mesmo que seja pela expectativa imaginária do desconforto da dor alem de assustar as pessoas trazem alterações comportamentais que levam a alterações físicas como alterações de pressão, liberação interna de adrenalina, e com isso os riscos durante o procedimento são maiores quando comparados a uma pessoas relaxada, por isso a sedação se torna tão importante aumentando a segurança.Vale lembrar que alem do desconforto, pessoas com um nível alto de estresse na cadeira do dentista podem desde atrapalhar, a impedir que o profissional execute o tratamento adequadamente.

A sedação com óxido nitroso dispensa a utilização de anestésicos locais?

Na pratica o que acontece com a inalação do oxido nitroso é uma sedação leve e uma suave analgesia, o que favorece tanto nos tratamentos quanto na necessidade do uso do anestésico, deixando o paciente mais tolerante.

Qual a relação entre a sedação com óxido nitroso e o uso dos anestésicos locais?

Como o uso da sedação com óxido nitroso tem propriedades analgésicas, há uma diminuição na utilização de anestésicos locais.

E de que forma funciona este sistema de sedação?

Para esta sedação inalatória é necessário o uso do oxido nitroso associado ao oxigênio onde suas misturas têm um percentual variável. O resultado desta sedação consciente é um intenso relaxamento, analgesia e conseqüente controle do medo, “stress” e da ansiedade. Este gás é responsável pela liberação de endorfina, que é um hormônio endógeno, semelhante à morfina, que tem um efeito analgésico potente.
Você conhece ou suspeita que algum amigo tenha halitose e não sabe como avisa-lo? Veja como a Clínica Nacle poderá ajudá-lo
Clínica Nacle

A Clínica Nacle está localizada nas Perdizes ou também conhecida como Vila Pompéia estando próxima aos bairros de Higienópolis, Pacaembú, Vila Madalena, Pinheiros, Lapa, Alto da Lapa, Consolação, Alto de Pinheiros e Vila Romana, com fácil acesso.

Solicitar Agendamento