Você sofre com dente sensível? Existem tratamentos específicos para dente sensível

Um café feito na hora, um suco de laranja refrescante, uma sobremesa açucarada deixa seus dentes sensíveis?

Alimentos como esses, que para a maioria das pessoas remetem a experiências prazerosas, podem ser sinônimos de dor de dente para quem tem dente sensível.

Esse problema é conhecido como hipersensibilidade dentinária cervical (dente sensível), a qual afeta cerca de 15 milhões de brasileiros. Apesar de ser mais comum em adultos jovens, com idade entre 20 e 40 anos, pode aparecer também em outras fases da vida.

O sintoma é: dor de dente aguda que surge devido a certos estímulos, como alimentos frios, quentes, ácidos e doces e escovação, e esse sintoma comuns em dentes sensíveis costuma ser confundido com uma cárie.

Nem todo mundo, no entanto, procura tratamento. Mas é muito importante tratar, pois se existe a dor, é sinal de que algo está errado e precisa ser visto com atenção.

A necessidade de passar por um tratamento específico para dor em dentes sensíveis e a técnica dependerá do grau de desconforto do paciente.

Então… prevenir é o melhor tratamento!

Dente Sensível – Causas da Hipersensibilidade Dentinária:

As causas são variadas, mas têm um fator em comum: a exposição da dentina, camada do dente que normalmente fica protegida pelo esmalte.

A erosão do esmalte do dente, que protege a dentina é uma causa comum para ter dentes sensíveis (hipersensibilidade dentinária). Escovação muito forte e consumo excessivo de refrigerantes, frutas cítricas e bebidas isotônicas são os principais vilões. As frutas cítricas são boas para o organismo, mas, se consumidas em excesso, fazem mal para o dente.

Outra causa freqüente de hipersensibilidade dentária é a retração gengival (quando a gengiva se desloca, deixando a dentina exposta).

O esmalte também pode ser desgastado por microfraturas. O bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes), por exemplo, pode ser outro responsável por casos de dentes sensíveis.

Doenças periodontais (gengivais) e escovação inadequada com escova de cerdas muito duras ou usando muita força são dois fatores que fazem com que a gengiva se retraia. Com a idade, também é comum haver uma retração fisiológica leve ou moderada.

É comum também que as pessoas se queixem de dentes sensíveis após passarem por tratamentos clareadores. Os clareadores contêm ácido e, se forem usados em concentrações altas por um longo período, podem causar uma sensibilidade passageira, que em pouco tempo, volta ao normal.

Contudo sempre o melhor é prevenir, visitando regularmente seu dentista.